sexta-feira, 30 de novembro de 2012

BANGU A.C

 No final do século XIX, dentro da Fábrica Bangu, técnicos ingleses, recém chegados, falaram do futebol. Os habitantes ficaram empolgados com a narrativa dos bretões, sobre a nova modalidade desportiva. Durante as conversações, nasceu a ideia de fazer-se um "field". "Field" era como os ingleses denominavam o campo de futebol. Já havia sido trazida uma bola pelo técnico Thomas Donohoe, essa bola ao que tudo indica, foi a primeira bola de futebol do Rio de Janeiro.
Aos 17 de abril de 1904, na casa nº 12 da Rua Estevão, com a presença dos seguintes Senhores: John Starck, Fred Jacques, Clarence Hibbs, Thomas Hellowell, José Soares, William Procter, William Hellowell, William French, Segundo Maffeu e Andrew Procter, fundou-se um Club Athletic sob a denominação de "BANGU ATHLETIC CLUB".
Em 1985, O Bangu A.C. chegou até a final do Campeonato Brasileiro contra o Coritiba e chegou ao vice-campeonato perdendo a decisão nos pênaltis (após empatar em 1x1 no tempo normal), em um Maracanã lotado e Rio de Janeiro era alvirrubro.
O Bangu A.C. possui o estádio proletário Guilherme da Silveira Filho, mais conhecido como Moça Bonita,que está localizado na Rua Sul América, 950, em Bangu, com capacidade para 9064 pessoas e possui sua sede social na Av. Cônego de Vasconcellos, 549 em Bangu.




.Curiosidades: Era da Inglaterra que vinha o equipamento industrial da Fábrica, dentro de enormes caixas de madeira. Alguém foi a Londres a serviço da Fábrica. Eis que um dia ao ser aberta, na Fábrica, uma dessas Caixas, encontrou-se bem camuflado, um pacote contendo uma bola de couro para a prática do futebol, novinha, com bomba e tudo para enchê-la e alguns pares de chuteiras.
O Bangu enfrentou a Seleção Brasileira 7 vezes com 2 vitórias, 1 empate e 4 derrotas.
O confronto mais lembrado foi o ocorrido em 1970, quando o Bangu empatou com a Seleção Brasileira em 1 a 1 em Moça Bonita, levando o técnico brasileiro João Saldanha a ser demitido, com Zagallo assumindo o cargo para ser Campeão da Copa do Mundo de 1970.

- Pioneirismos:
  • Primeiro clube do Rio de Janeiro a escalar um atleta negro, em 1905.
  • Participante do primeiro Campeonato Carioca de Futebol, em 1906.
  • Primeiro Campeão Carioca de Futebol Profissional, em 1933.
  • Primeiro Campeão do Torneio Início de Futebol Profissional, em 1934.
  • Primeiro clube com patrocínio na camisa, em 1948.
  • Primeiro clube a conquistar um título no Maracanã, em 1950.
  • Primeiro clube com mascote na camisa, em 1981.


Nenhum comentário:

Postar um comentário