sexta-feira, 30 de novembro de 2012

BANGU, ONTEM E HOJE.

A história de Bangu está totalmente ligada a fábrica. Ela foi fundada no dia 06 de fevereiro 1889 com o nome de Companhia Industrial de Progresso do Brasil. A partir do momento que a fábrica foi para Bangu o espaço totalmente rural, deixou aos poucos de existir e transformou-se em algo mais urbano, ruas, casas, ferrovias, lojas, a água e luz começaram a chegar a população do bairro. A maioria da população era trabalhadora da fábrica e começou a se modernizar por causa dela também. O Bairro cresceu e avançou rumo a urbanização apenas pela chegada da fábrica e as novidades que ela trouxe.

Bangu cresceu com todas as características de um bairro proletário, onde os primeiros patrões foram os ingleses. Bangu foi um bairro planejado para funcionar atendendo a Fábrica Bangu que por muito tempo exportou a marca Bangu para todo o mundo.


 

Bangu é considerado um dos bairros mais quentes do Rio de Janeiro. Com um área de 4.570,69 hectares cercada de morros. Um bairro tanto comercial quanto residencial, Bangu é um dos bairros que mais cresceram no Rio de Janeiro.
Com o fechamento da fábrica em 2005, o local que é tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional) se transformou em um shopping.

BANGU A.C

 No final do século XIX, dentro da Fábrica Bangu, técnicos ingleses, recém chegados, falaram do futebol. Os habitantes ficaram empolgados com a narrativa dos bretões, sobre a nova modalidade desportiva. Durante as conversações, nasceu a ideia de fazer-se um "field". "Field" era como os ingleses denominavam o campo de futebol. Já havia sido trazida uma bola pelo técnico Thomas Donohoe, essa bola ao que tudo indica, foi a primeira bola de futebol do Rio de Janeiro.
Aos 17 de abril de 1904, na casa nº 12 da Rua Estevão, com a presença dos seguintes Senhores: John Starck, Fred Jacques, Clarence Hibbs, Thomas Hellowell, José Soares, William Procter, William Hellowell, William French, Segundo Maffeu e Andrew Procter, fundou-se um Club Athletic sob a denominação de "BANGU ATHLETIC CLUB".
Em 1985, O Bangu A.C. chegou até a final do Campeonato Brasileiro contra o Coritiba e chegou ao vice-campeonato perdendo a decisão nos pênaltis (após empatar em 1x1 no tempo normal), em um Maracanã lotado e Rio de Janeiro era alvirrubro.
O Bangu A.C. possui o estádio proletário Guilherme da Silveira Filho, mais conhecido como Moça Bonita,que está localizado na Rua Sul América, 950, em Bangu, com capacidade para 9064 pessoas e possui sua sede social na Av. Cônego de Vasconcellos, 549 em Bangu.




.Curiosidades: Era da Inglaterra que vinha o equipamento industrial da Fábrica, dentro de enormes caixas de madeira. Alguém foi a Londres a serviço da Fábrica. Eis que um dia ao ser aberta, na Fábrica, uma dessas Caixas, encontrou-se bem camuflado, um pacote contendo uma bola de couro para a prática do futebol, novinha, com bomba e tudo para enchê-la e alguns pares de chuteiras.
O Bangu enfrentou a Seleção Brasileira 7 vezes com 2 vitórias, 1 empate e 4 derrotas.
O confronto mais lembrado foi o ocorrido em 1970, quando o Bangu empatou com a Seleção Brasileira em 1 a 1 em Moça Bonita, levando o técnico brasileiro João Saldanha a ser demitido, com Zagallo assumindo o cargo para ser Campeão da Copa do Mundo de 1970.

- Pioneirismos:
  • Primeiro clube do Rio de Janeiro a escalar um atleta negro, em 1905.
  • Participante do primeiro Campeonato Carioca de Futebol, em 1906.
  • Primeiro Campeão Carioca de Futebol Profissional, em 1933.
  • Primeiro Campeão do Torneio Início de Futebol Profissional, em 1934.
  • Primeiro clube com patrocínio na camisa, em 1948.
  • Primeiro clube a conquistar um título no Maracanã, em 1950.
  • Primeiro clube com mascote na camisa, em 1981.


Fábrica de Tecidos Bangu


Toda a história do bairro de Bangu está ligada a esta fábrica.
A fábrica de tecidos Bangu foi constituída no dia 06 de fevereiro de 1889, com o nome de Companhia Progresso Industrial do Brasil e em 08 de março de 1893 a fábrica foi inaugurada.
A fábrica levou a modernização e urbanização do espaço rural existente, trazendo desenvolvimento para a região. A fábrica foi responsável por importantes obras, como a Estação Ferroviária de Bangu, o ramal ferroviário de Santa Cruz e a fundação da Paróquia de São Sebastião e Santa Cecília. Além da construção de casas, vilas e ruas.
A fábrica gerou emprego e moradia. Trabalhadores da fábrica se transformaram em moradores do bairro e antigos moradores, acabaram se transformando em trabalhadores da fábrica.

A sede atual do Bangu Atlético Clube foi o prédio construído pela Companhia Progresso Industrial do Brasil, designado então Cassino, para recreio de seus operários.

Em 2005 a fábrica encerrou suas atividades devido a concorrência da industria chinesa.

Imagens Históricas da Fábrica de Bangu antes do fechamento.

IMAGENS ANTIGAS DA FÁBRICA DE BANGU DOS ANOS 30 AOS 50.